A persistência dos dentes de leite é um problema mais comum em cães de raças pequenas, sendo rara em gatos. Esse fenômeno ocorre quando o “dente de leite” permanece firmemente preso, mesmo após a erupção do dente permanente.
É importante estar atento a esta condição e buscar tratamento o mais rápido possível, pois a não extração dos dentes de leite pode levar a várias complicações, como o apinhamento da dentição permanente, agravamento da má oclusão, trauma nos tecidos do palato mole e acúmulo de placa bacteriana, o que por sua vez, pode levar à doença periodontal.
Muitos tutores podem não se preocupar com a persistência da dentição decídua, pois não percebem sinais de dor em seus pets. Mas é importante entender que os pets costumam esconder a dor até que ela se torne insuportável, o que muitas vezes resulta em interrupção da alimentação.
Na Odonto For Pets, entendemos a importância de cuidar adequadamente da saúde oral de seus pets, e estamos aqui para responder a todas as suas perguntas sobre a persistência da dentição decídua e a extração de dentes de leite. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a garantir que seu pet mantenha um sorriso saudável e feliz!